VÍDEO ONLINE: TENDÊNCIA DE MÍDIA

Por Gustavo Caetano

 

Nos últimos anos, vimos uma verdadeira revolução tecnológica acontecer. Presenciamos inovações sendo colocadas em prática em diversos segmentos. Saúde, educação, games e empreendedorismo são apenas alguns dos exemplos de setores que apresentaram uma evolução positiva por meio da aplicação correta das ferramentas tecnológicas que temos à disposição.

Não é preciso muito para perceber que a época que estamos vivendo é dos “conectados”. Com a internet móvel as pessoas passaram a ter acesso de qualquer lugar sobre o assunto que desejarem. Sentados em mesas de restaurantes, andando nas ruas, dentro de carros, ônibus ou metrôs, sempre há centenas de pessoas totalmente voltadas para seus dispositivos móveis. Hoje em dia, as distâncias geográficas e limites não existem mais. Agora tudo é possível e acessível, não importa onde se está ou por meio de qual dispositivo.

De acordo com uma pesquisa da Cisco, empresa especializa em analisar como as pessoas se conectam, o consumo mundial de vídeos na Internet em 2015 representará 80% de todo o tráfego de consumo de Internet, acima dos 64% em 2014. Além disso, a expectativa do mercado é que a taxa de penetração cresça em 87% até 2018, totalizando 149 milhões de espectadores de vídeo.

Não é novidade que conteúdo em vídeo vem crescendo a cada dia que passa, mas a verdade é que poucas pessoas estão percebendo o poder que esse formato têm em suas vidas. A cada dia novas soluções surgem e mudam a forma de como nos comunicamos, consumimos e nos relacionamos.

Hoje, mais de 20% de visualizações de vídeos acontecem em dispositivos móveis, e essa tendência está crescendo rapidamente. De acordo com um estudo recente do eMarketer, mais de 77% de todos os usuários de tablet assistem, mensalmente, a vídeos de seus dispositivos móveis. O número de espectadores online cresceu 39% no segundo semestre de 2014, quando comparado ao ano anterior, e as marcas chegam a apresentar aumento de engajamento de até 90% por usar vídeos.

Para finalizar, posso dizer que os vídeos online são a grande tendência de mídia para os próximos anos. O mercado está aquecido e aqueles profissionais que souberem investir nesse segmento, ser criativos e proporcionar conteúdo de alta qualidade para seus clientes, têm grandes possibilidades de dar um upgrade no seu negócio e aumentar a conversão de leads. Para isso, as plataformas de distribuição de vídeos podem proporcionar serviços de alta tecnologia, eficiência, customizações e robustez. Está esperando o quê para investir nesse segmento?

 

*Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa, Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas. O empresário foi eleito pela GQ Brasil, edição de outubro, como um dos 15 brasileiros mais influentes da internet.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s