3 DICAS PODEROSAS PARA CONQUISTAR A GERAÇÃO Y

Por Gean Roriz

 

A geração Y é a parcela da população mundial nascida entre a década de 80 a 90. O principal fator que caracteriza-os é terem nascidos em uma grande rede global, dominada pelo fácil acesso à internet, emails, redes de relacionamento, uma infinidade de recursos digitais e aplicativos. Isso permite uma mobilidade das comunicações sem fronteiras, onde é possível compartilhar hábitos e se relacionar com pessoas e marcas ao redor do globo. O resultado são jovens com novos perfis de comportamentos que buscam informação fácil e imediata. Nos últimos anos, as marcas têm voltado os olhos para as necessidades de consumo dessa geração.

Os Ys são a geração da escolha. Ou seja, o que os distingue das gerações anteriores é a busca por aquilo que realmente gostam. Com tantas ofertas de preço e qualidade disponíveis, mas muitas vezes similares às outras, é extremamente importante as marcas assumirem uma personalidade, agindo como se fossem pessoas e sendo menos institucionais. Para isso, é fundamental saber quem somos, o que nos move, quais atributos nos difere do mercado para definir um posicionamento. A partir daí, é possível alinhar o propósito com os valores pessoais dos consumidores.

Entregar um propósito é o requisito chave para uma marca realmente oferecer algo relevante ao mercado, do que simplesmente visar “o comum” ou o “básico”. E assim, fica mais fácil promover uma oferta de valor para o negócio, atendendo o perfil de consumidores atuais.

Os Ys estão entusiasmados com as Marcas que conseguem entende-los e que lhes proporcionam vínculos quase pessoais. Isso torna um momento oportuno para as empresas reavaliarem a mentalidade de como se conectam com os consumidores.

Para as que querem conquistar esse público, é importante conhece-los e saber onde estão. E aqui vão três dicas poderosas para se conectarem:

  1. Seja sutil:

Essa geração valoriza a confiança e transparência. Em virtude disso, eles frequentemente procuram a opinião de amigos ou sites que são avaliados pelos próprios usuários como é o caso do TripAdvisor, ao invés de anúncios publicitários. Utilize todas as ferramentas ao seu alcance, principalmente as tecnológicas para estabelecer esse vínculo.

  1. Ofereça informações relevantes:

Uma das coisas mais importantes para uma marca é fornecer informações relevantes sobre seus produtos e/ou serviços, de maneira instantânea. Manter-se consciente e conectado ao que acontece ao redor do globo, associando ao contexto do seu negócio, é essencial para atrair os Ys.

  1. Pense fora da caixa de publicidade:

Os consumidores de hoje são inundados diariamente com a publicidade em todos os lugares, gerando uma sociedade super comunicativa. Para desviar da poluição visual, bloqueadores de pop-ups e de publicidade instalados em navegadores são utilizados como mecanismos pelos Ys, para se atentarem ao que realmente gostam e consideram fazer sentido.

O relacionamento é importante para eles e as marcas precisam entender de uma vez por todas isso. Para a comunicação ser bem sucedida, não adianta sair gritando por aí que seu produto é o melhor do mundo. As marcas que querem conversar e conquistar os consumidores atuais precisam ter o propósito muito bem claro. Da mesma forma que aproximamos de pessoas por afinidades, empatia e reconhecimento de ideias, é assim que funciona com as marcas.

Então, a partir dos perfis de consumidores extremos, que preferem criar uma identificação com o propósito da marca, as consultorias de branding e profissionais de marketing, descobriram que o “amor” e os vínculos emocionais entre cliente e marca são o principal ingrediente para provocar interações e criar engajamento com os Ys, pois eles não precisam de mais um negócio no mundo e sim de marcas impactantes, transformadoras e que tenham uma causa com sentido para eles.

 

 

Gean Roriz, cofundador e Diretor de Estratégia e Inovação de Marca da Move Empresas. É especialista em Gestão de Marcas pela PUC Minas. Hoje trabalha com projetos de Branding e Posicionamento Estratégico de Marca. É palestrante e ministrante de cursos e workshops relacionados ao tema de Branding. Foi Avaliador do Prêmio Mineiro da Qualidade por dois ciclos consecutivos (2013 e 2014). Em 2012 atuou como Business Designer, atendendo as demandas de agências e de clientes próprios. Já passou pelas principais agências de comunicação de Belo Horizonte como Designer e Diretor de Arte, atendendo contas como Chamex, International Paper, Banco BMG, Usiminas, Fundação Fiat, Itambé, Faculdade Pitágoras, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s