MARKETING DE CONTEÚDO: CONSTRUIR A RELAÇÃO DE CONFIANÇA ENTRE A EMPRESA E O CONSUMIDOR

A maneira com que uma empresa se comunica com o seu público mudou. Com o desenvolvimento de tecnologias e posterior crescimento de plataformas digitais, a forma de divulgar um conteúdo, marca ou ideia não se resume exclusivamente em anúncios em televisão, jornais ou revistas. As propagandas dominaram o meio digital e, a cada dia, abrem espaço para o chamado marketing de conteúdo. Esse novo modelo corresponde a uma maneira adotada pela empresa em ambiente digital para atrair e engajar o seu público, aumentando e fidelizando sua rede de clientes. É, portanto, uma nova estratégia de marketing focada na produção de um conteúdo específico que seja relevante para seu público-alvo, estimulando, posteriormente, a compra dos produtos e serviços.

De acordo com estudo divulgado pela consultoria Tracto, em dezembro 2013, 83% dos profissionais de marketing B2B (business-to-business) brasileiros geram conteúdo, 75% estão produzindo mais do que há um ano e 49% se consideram eficazes em suas iniciativas. Entretanto, essa estratégia ainda tem muito o que crescer no Brasil. Para ser melhor aproveitada, as empresas precisam ter uma visão menos imediatista e entender que os resultados podem demorar a aparecer. Um ponto positivo do marketing de conteúdo em relação à propaganda tradicional é o seu custo. Há quem afirme que é possível adotar essa estratégia sem gastar nada. Entretanto, a empresa que optar por essa medida não contará com uma equipe especializada, não garantindo, assim, os dois pontos principais para a realização de um marketing de conteúdo efetivo: constância e qualidade.

Para garantir essa eficiência, é preciso que a empresa conheça bem seu público-alvo, para que as informações divulgadas sejam do interesse dele. É preciso também promover o conteúdo e produzi-lo para cada estágio da compra. Baseada nesses pilares, a Reciclo Content surge com o objetivo de ajudar seus clientes na gestão on-line dos conteúdos, tanto no fazer estratégico quanto nas operações cotidianas. Quando se trata de marketing de conteúdo, as empresas e marcas precisam entender que produzir, gerir e divulgar conteúdo na web são processos criativos como quaisquer outros, e exigem pesquisa e planejamento. Só assim elas serão capazes de construir relações mais sólidas com seus públicos, fortalecer a sua imagem e reafirmar o seu posicionamento. Diante desse cenário, no qual impera a convergência de mídias, a Reciclo Content objetiva superar a fórmula comum. Como auxílio estratégico e operacional aos clientes, a empresa entende que é preciso também estabelecer parcerias que potencializem o trabalho executado. Uma equipe afinada, moldada a partir das exigências dos públicos e que englobe produção audiovisual, SEO, softwares de gestão e análises de redes sociais e content brand é essencial para o sucesso da marca.

Deve ficar claro para as empresas, portanto, que seus clientes não se sentem confortáveis quando são pressionados a comprar. O marketing de conteúdo reduz essa pressão e permite uma relação de confiança entre empresa e consumidor. A construção desse relacionamento garante a prioridade de escolha do cliente na hora de comprar. Quando a marca utiliza suas plataformas digitais para produzir conteúdo relevante para seus clientes, são eles que passam a procurar a empresa, não o contrário.

Artigo escrito por Marcone Procópio, sócio e diretor de criação da Reciclo, publicado no Estado de Minas, no dia 03/10/15.

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