UM VELHO NOVO OLHAR

Um furo de alfinete. Espaço suficiente para a luz passar e revelar uma visão que surpreende até mesmo o próprio fotógrafo. A fotografia pinhole é participação em todo o processo de captação da imagem, inclusive a construção da própria câmera.

O Content SkillLab é um laboratório criativo que estimula novas formas de olhar, que fala de aprender coisas novas além da esfera profissional. E o pinhole se encaixa perfeitamente nessa proposta.

Mas pra que se meu celular tira fotos em alta resolução? Simplesmente pelo prazer de fazer algo novo, de experimentar algo diferente, de aprender uma atividade que não parece útil, mas que talvez exatamente por isso, possa ser extremamente instigante.

O mundo vive hoje um retorno do vintage. Uma recuperação de valores, estilos e processos que faziam sentido quando foram criados e que ainda hoje podem ser percebidos como válidos.

No caso da fotografia, vemos o retorno da iluminação que imita os resultados das fotos reveladas nos anos 70, filtros que se referenciam às polaroids, enfim, toda a revitalização de uma estética.

A fotografia pinhole talvez seja a tradução mais completa dessa tendência. Aprendê-la e reutilizá-la talvez seja, mais do que uma homenagem ao passado, uma reflexão sobre o presente.

O Content SkillLab acontece dia 3 de outubro, sábado, de 9 às 12h. Venha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s