O PODER DA ORIGINALIDADE

Marcone Procópio, sócio-fundador e diretor de criação da Reciclo

Estou no mercado de comunicação mineiro há mais de 20 anos. Durante esse período pude ver como o cenário de consumo no Brasil se alterou, transformando completamente as necessidades de comunicação das empresas. As propagandas com foco em vendas deram espaço para a geração de valor para a marca. Mais uma vez nos vemos provocados pela urgência de novas estratégias diante do atual cenário econômico. Depois de tantos anos de experiência, posso afirmar que a receita para o sucesso de qualquer empresa passa pela originalidade. Somente empresas capazes de ler a realidade e criar novas estratégias a partir dela sairão bem da tempestade.

Quando estava cursando a graduação em Publicidade e Propaganda, via que o mercado mineiro estava fechado em poucas agências e estagnado. As grandes agências tinham poucas vagas e buscavam apenas profissionais focados em propaganda, ignorando os demais canais e estratégias de comunicação. Eu e minha sócia, Angela Buratto, atual diretora de atendimento da agência, estudávamos juntos e buscávamos empreender, porém com algo novo para o mercado e que diferenciasse nossa carreira. Foi, então, que resolvemos criar nossa própria agência e inovar ao investir em estratégias de marketing direto e relacionamento. Naquela época, poucas empresas apostavam em ações de estreitamento do relacionamento com seus públicos. Alguns empresários foram resistentes à mudança, mas perceberam com o tempo que fortalecer os laços era uma tendência sem volta.

Hoje, o cenário de comunicação e propaganda em Minas Gerais tornou-se mais competitivo e nele estamos atuando e continuamente inovando. O que diferencia os trabalhos sérios, éticos e criativos é a originalidade aplicada aos planejamentos. Em um cenário econômico desfavorável e com o acirramento da concorrência, só sobrevivem as agências que buscam constantemente novas estratégias para seus clientes. A criatividade é uma capacidade essencial dos publicitários visualizarem contextos diversos e buscarem soluções que atendam às empresas com mais eficácia e, quase sempre, menos verba.

Se pudesse dar um conselho aos publicitários que estão chegando ao mercado seria para se admirarem com o novo. Mesmo depois de tantos anos de mercado, ainda me sinto como um iniciante quando mergulho em um briefing de um novo cliente. Admirar-se é dar a oportunidade para o desconhecido se tornar familiar. Quando nos propomos a enxergar o outro com um olhar desvinculado dos nossos próprios valores, conseguimos mais do que imaginávamos. Esse poder de observação é capaz de gerar ideias transformadoras e originais. Por isso, nunca perca a habilidade de admirar a novidade.

Um dos benefícios da flexibilidade de observação é a capacidade de se reinventar quando for preciso. Aos 20 anos de história, percebemos que havia uma nova carência no mercado: agências de conteúdo digital que realmente entendessem como funciona o relacionamento das marcas com seus clientes e admiradores e suas necessidades de comunicação. Por isso, lançamos a Reciclo Content. Produzir, gerir e monitorar conteúdo digital exigem foco e ainda mais criatividade e originalidade para promoção de ações diárias de engajamento.

Se há alguma certeza até aqui, a única é que a crise pode ser sinônimo de oportunidade para quem consegue se superar. Aprendemos muito com o mercado mineiro e com nossos clientes no mercado paulista, mas ainda temos muito a absorver nos próximos anos. Assim como na publicidade, é preciso demonstrar para os empresários de diferentes setores a importância do desenvolvimento criativo e da originalidade nas ações. Desafie-se e ouse a fazer mais. Empresas e agências de comunicação só têm a ganhar quando a vontade de crescer e inovar é recíproca.

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