AMBIENTE CRIATIVO | PROPULSÃO DE IDEIAS

Angela Buratto, sócia-fundadora e diretora de atendimento da Reciclo

As melhores ideias aparecem quando se está trabalhando, no trânsito, deitado na cama minutos antes de dormir, sonhando ou debaixo do chuveiro? As situações são uma mostra de como o cérebro funciona no cotidiano. O poder de criatividade e inovação não acaba ao deixar o ambiente de trabalho. Qualquer coisa ao redor pode influenciar o processo criativo. Quando se trata de atividades ligadas à criação, como no caso da comunicação, todo estímulo é bem-vindo. É preciso rever processos para que a criatividade seja um processo natural.

Uma das piores sensações que pode atingir um profissional é o vazio criativo. O famoso “branco” não afeta apenas a produtividade. Prejudica o resultado do trabalho entregue e faz as empresas continuarem num ciclo sem fim de estratégias rasas e resultados fracos. Contudo, não basta apenas pedir para que os funcionários sejam criativos, sem colaborar para que isso aconteça no dia a dia. Já é mais que hora de as empresas perceberem que tudo contribui para a criatividade.

Google em Cingapura
Google em Cingapura
Microsoft
Microsoft
Área de relaxamento na sede do Facebook em Palo Alto, na Califórnia
Área de relaxamento na sede do Facebook em Palo Alto, na Califórnia

Um dos caminhos para tornar esse ideal realidade é rever o ambiente de trabalho. Na Reciclo, a arquitetura, a decoração e o design contribuem para a inspiração dos profissionais de comunicação. Quando criamos a atual sede, há nove anos, nossa arquiteta e designer de interiores projetou e planejou como seria cada ambiente, pensando desde a distribuição do espaço bem como na ergonomia, incidência de luz, circulação de ar e reverberação do som. A decisão foi permeada pela nossa paixão por arquitetura, arte e pela consciência que é preciso promover a inovação a cada momento. É impressionante ver como um ambiente agradável, inspirador, com referências de arte e design pode influenciar o humor e a forma como as pessoas trabalharão.

Talento, experiência de vida, conhecimento, inspiração e, até mesmo sorte, podem ser diferenciais importantes para um profissional na rotina maçante. Renovar um ambiente ou incluir novos objetos de decoração pode ser um bom caminho para estimular os profissionais a terem um novo olhar. Experimente trocar um quadro de lugar ou acrescentar mais alguns, e teste a reação dos colaboradores. Qualquer simples mudança pode revelar o nível de atenção aos detalhes da equipe.

A criatividade não pode ser entendida como um processo mágico de recebimento e transmissão de uma mensagem. Não se trata de um talento para poucos, muito menos um dom. Essa habilidade deve ser trabalhada diariamente e estimulada, pois o potencial do cérebro é inestimável. Ao trabalhar a capacidade mínima de pensamento, é possível conseguir resultados grandiosos de inovação.

Investir em design, decoração ou na simples mudança da cor de uma parede faz muita diferença para a equipe. As sensações provocadas por uma pequena transformação podem gerar um novo estímulo ao cérebro. Estimular a criatividade é uma tarefa que deve ser praticada diariamente. Quem quer resultados diferentes, deve buscar processos diferentes. Procurar novos caminhos para estimular a equipe é o primeiro passo para encontrar novos resultados no trabalho. Os pequenos detalhes podem ser importantes para criar um ambiente de bem-estar, de criatividade e qualidade de vida, propício para a inovação.

Reciclo
Reciclo
Reciclo
Reciclo
Reciclo
Reciclo
Reciclo
Reciclo

Reciclo Reciclo Reciclo Reciclo

Reciclo

Um comentário sobre “AMBIENTE CRIATIVO | PROPULSÃO DE IDEIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s